quarta-feira, 31 de agosto de 2011

"Aqui pra nós": Informes desta semana

Volta às aulas 
Nas voltas às aulas desse segundo semestre, a Facom tem muitas novidades para compartilhar com seu público acadêmico: Os laboratórios foram reformados, pintados; as salas do bloco F, onde temos as aulas teóricas, também estão passando por reformas, ”agora nós temos 3 salas a mais que podem ser usadas tantos pelos alunos da graduação quanto os da pós, localizadas no anexo, no nosso famoso ’puxadinho’”, acrescenta o professor Luiz Cezar Santos. Equipamentos novos para os laboratórios, assim como móveis para estes e para as salas do bloco F já chegaram  e serão instalados durante este semestre. É com essas boas mudanças que a Facom deseja “boas-vindas” aos seus graduandos, pós-graduandos, professores e funcionários.


Intercom nacional 2011: 38 trabalhos representam a Facom
Os alunos da UFPA, assim como professores da Facom, já estão se preparando para ir ao Intercom Nacional 2011 que acontece dos dias 02 a 06 deste mês em Recife. Após a seleção regional no Intercom em Roraima, 14 trabalhos do Expocom serão apresentados no evento nacional, alem de 24 artigos científicos no Intercom Júnior. Dentre os trabalhos inscritos, estão: papers (pequenos artigos científicos), planos de Comunicação, spots  e até construção de websites. Estima-se que mais de 40 pessoas da FACOM, entre alunos e professores estarão no Congresso Nacional. No evento também haverá o lançamento de um livro, “Panorama do rádio no Brasil”, que é um primeiro inventário sobre as emissoras de rádio das 27 regiões metropolitanas do Brasil, tendo como uma das autoras a professora Luciana Miranda.


Clic: Culturas, linguages e interfaces contemporâneas.
De 27 a 30 de setembro, irá acontecer na UFPA o CLIC: Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas’, um evento organizado por profissionais e acadêmicos de  áreas como Letras, Ciências Sociais e Comunicação, com a proposta de discutir as mudanças que vem acontecendo cada vez mais rápido na chamada pós-modernidade, nas mais diversas áreas da cultura, como as artes, a literatura, a comunicação e as ciências sociais. O CLIC pretende reunir estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais das áreas mais afetadas pelas transformações vivenciadas na contemporaneidade. Por meio de grupos de discussão, palestras, oficinas e outras atividades, o evento contará com a presença de alguns professores da faculdade de comunicação da UFPA, como a professora Rosaly Brito e os professores Manuel Dutra e Otacílio Amaral. Informações sobre as inscrições e sobre a programação no site do evento : http://portalclic.wordpress.com, que em breve estará divulgando mais informações sobre a programação e locais do evento.
 
Inscrições para o “Mídia Cidadã” já estão abertas
As inscrições para a II Conferência Sul-Americana e VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã já estão abertas e agora você pode obter informações detalhadas no site do evento, do blog ou nos perfis do twitter e do facebook. Com o tema “Amazônia e o direito de comunicar”, o evento é multidisciplinar. Terá a participação de profissionais e estudantes do meio acadêmico, bem como, de ONGs, movimentos sociais, coletivos culturais e representantes da sociedade civil de maneira geral que dialogaram entre si sobre a prática da comunicação cidadã.
Atenção! As inscrições vão até o dia 10 de outubro. Quem quiser inscrever trabalhos terá até o dia 03 de outubro para fazê-lo, mas o pagamento da inscrição deve ser feito até o dia 29 de setembro. Se você tiver alguma produção em áudio visual poderá enviá-la até o dia 26 de setembro. E caso queira levar algum convidado haverá inscrição no local do evento para ouvintes, mas vale lembrar que as vagas são limitadas.
 Mais informações:
Site: midiacidada.ufpa.br
Blog: midiacidada2011.blogspot.com
Twitter: @midiacidada2011
Facebook: Mídia Cidadã 2011 (comunidade)
E-mail: midiacidada2011@gmail.com
Telefone: (91) 4005 - 7436 / 3201 - 8012


Devolução de carteirinhas corrigidas
As carteirinhas de estudantes que foram para correção já chegaram. Assim que as aulas começarem os alunos de 2011 que pediram os reparos, poderão pegá-las com o aluno Caio Cezar de Publicidade e Propaganda. Aos alunos Bruno de 2007, Ingrid de 2011, Rômulo Borcem de 2008 e à mestranda Elida de Cristo falar com Paula Oliveira (Publicidade e Propaganda 2009) sobre suas carteirinhas. Mais informações: Paula Oliveira (e-mail: oliveira.paula20@yahoo.com / cel.: 81346222)


IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental: Encontro sustentável no Rio de Janeiro
O IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental aconteceria dos dias 12 a 14 de outubro, no entanto a nova data é do dia 17 a 19 de novembro na PUC Rio. As inscrições serão anunciadas em breve pelo site www.cbja-rio2011.com.br. E, para se preparar para melhor para os assuntos das oficinas, painéis, palestras o tema central é “Imprensa e meio ambiente, uma aliança necessária”.
Mais informações:
Telefone: (11) 3034-4887 / 9961-1191  E-mail: 4cbja@envolverde.com.br


Lucia Santaella e Kalynka Cruz fazem palestram sobre o diálogo da sociedade com as  tecnologias
Você quer participar de um evento que terá Lucia Santaella e Kalynka Cruz como palestrantes, resultados de pesquisas sobre a telefonia no Brasil e no Pará, participação da platéia, interação via twitter? Se a resposta for “sim”, o UFPA/Projeto UFPA 2.0 juntamente com o Grupo Telefônica no Brasil está organizando um evento neste formato no dia 1º de Setembro de 2011, no horário das 09:00h às 12:00h, no auditório do ICJ na Universidade Federal do Pará.
A abertura do evento se dará com a fala do presidente do Grupo Telefonica, o Sr. Antonio Carlos Valente, que irá discursar sobre as estratégias de sustentabilidade do grupo Telefônica, seguida da apresentação da pesquisa sobre telecomunicação efetuada em Belterra, pela Professora Kalynka Cruz. Depois será realizada uma mesa de debates aberta pela palestra da Profa. Lucia Santaella que falará da aliança entre as novas tecnologias e a sociedade, e ao final haverá a entrega do exemplar impresso do Relatório de Responsabilidade Corporativa Telefônica 2010, além do sorteio de um ipad.
Para confirmar sua presença entre em contato com a professora Kalynka Cruz através do e-mail: kkalynka@gmail.com


XV Feira Pan-Amazônica: participação de jornalistas, atrações musicais, descontos.
A feira deste ano pretende fazer uma programação que relacione música, literatura e cinema. Entre os participantes da 15ª edição estão os jornalistas e também escritores Laurentino Gomes, Daniel Piza, Zuenir Ventura e Leandro Narloch, a cantora Fafá de Belém, que também fará uma apresentação com músicas ricas em literatura paraense. E para quem comprar livros relacionados à Comunicação, à Amazônia, a múltiplos assuntos, guarde algum dinheiro para gastar na XV Feira Pan-Amazônica do livro, e, a UFPA sempre tem um stand seu na feira com ótimos descontos, principalmente para quem compra à vista, o desconto mínimo costuma ser de 10% e o máximo depende da oferta deste, se houverem poucos exemplares com pouca procura, um destes volume pode sair com pelo menos 30% de desconto. A Feira estará aberta diariamente de 10 às 12h, a partir do dia 2 até 11 de setembro no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia com entrada franca.


Precisa-se de bolsista de Iniciação Científica
A professora Regina Lima precisa de bolsista para trabalhar no projeto de pesquisa “Análises de conteúdos audiovisuais midiáticos na Amazônia”. Os requisitos são: o aluno deve estar cursando o 2° semestre, ter um Currículo Lattes atualizado, o qual deve ser entregue pelo e-mail: reginalima@ufpa.br até o dia 05 de setembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário