domingo, 4 de dezembro de 2011

Painel “Comunicação, Ciência e Amazônia” encerra a programação dos 35 anos da Facom


Com o painel “Comunicação, Ciência e Amazônia” será encerrada no próximo dia 05 de dezembro, a programação de comemoração dos 35 anos da Faculdade de Comunicação (UFPA). O evento acontecerá das 10h às 12h, no auditório do Instituto de Letras e Comunicação (ILC).
O painel vai contar com a participação da professora Juana Bertha Loayza, homenageada que falará sobre os avanços da pesquisa científica na região amazônica. Contará ainda com as participações das jornalistas formadas pela Facom, Joice Bispo dos Santos – atual coordenadora do LabCom (Laboratório de Comunicação Pública da Ciência na Amazônia) do Museu Paraense Emílio Goeldi; e Adelaide Oliveira de Oliveira, presidente da Funtelpa (Fundação Paraense de Radiodifusão).
A Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará foi a primeira do Estado e a segunda da Amazônia e é hoje uma referência no campo da Comunicação na região. Possui duas habilitações – Jornalismo e Publicidade e Propaganda – e, aprovado em 2010, o único mestrado em Comunicação do Pará e o segundo na Amazônia.

Pesquisa em Comunicação e Desenvolvimento
Da construção e do fortalecimento interno e externo da faculdade participaram diversos professores e alunos, fazendo a história da Facom ao longo de mais de três décadas. Entre essas pessoas está a doutora Juana Bertha Rojas Loyaza, peruana, formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), com mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nacional de Brasília (UNB) e doutorado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).
Professora da Facom desde o início dos anos de 1980, Juana Bertha destacou-se pela sua permanente dedicação ao campo da pesquisa em comunicação numa época em que os cursos voltavam-se para a formação técnica, a partir de uma visão meramente instrumental da comunicação, estimulada pelos governos militares. Pesquisadora ativa e convicta estimulou várias gerações de alunos a seguirem os caminhos da construção do conhecimento científico, fortalecendo assim o campo da comunicação na Amazônia. Atuou também na perspectiva da Comunicação e Desenvolvimento na região, tendo trabalhado durante os anos de 1970 na Organização dos Estados Americanos (OEA) e nos anos de 1990 como secretária executiva da UNAMAZ – Associação das Universidades Amazônicas.

Um desafio para além dos 35 anos
Ao longo deste ano de 2011 uma série de eventos foi realizada para comemorar os 35 anos da faculdade. A ideia era gerar um “movimento de inquietação coletiva” que fosse o ponto de partida para a construção de um processo de comunicação mais intenso entre o público interno da faculdade e desta com outros cursos de comunicação e com a sociedade em geral. “Vencer o individualismo e a apatia que marcam os nossos dias era e é nossa motivação”, explica a professora Rosane Steinbrenner, idealizadora da proposta do movimento. “A comunicação no cotidiano, da sociedade em geral e também da faculdade, é sem dúvida um desafio permanente - saber do outro, partilhar ideias, participar de projetos coletivos, é algo se constrói a cada dia. Os 35 anos, nesse caso, foram apenas uma oportunidade para refletirmos e agirmos de acordo com o tamanho do compromisso que queremos ter e despertar em nossos alunos” completa ela.
Dez eventos, em vários formatos e tamanhos, foram realizados ou apoiados pela direção da Facom em 2011: desde a palestra de abertura das comemorações, realizada pela professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Lúcia Santaella, sobre “35 anos de convergência tecnológica”; um ciclo de palestras sobre “Imprensa e História” no Pará; mostra de trabalhos dos alunos; lançamento de livro; até o apoio à realização de evento nacional e internacional, como o Mídia Cidadã (evento integrado que incluiu em outubro o I Seminário Regional da Associação de Pesquisadores Latinoamericanos da Comunicação – ALAIC Bacia Amazônica; o Colóquio Pan-Amazônico de Rádios Comunitárias, a II Conferência Sul-americana  e a VII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã), coordenados por professores da Facom.




Mais informações:
Assessoria de Comunicação FACOM/UFPA
(91) 3201 8490
facomufpa35@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário