terça-feira, 28 de junho de 2011

Ordem de Apresentação do Mostra Pra Nós

Publicidade e Propaganda

1- Publicidade em Mídia Alternativa – Paper Toys A Equipe do PH
Andreza Jackson de Vasconcelos
Categoria: Publicidade em Mídia Alternativa
Modalidade: Publicidade
Habilitação do aluno líder: Publicidade
 Equipe: Andreza Vasconcelos e Raphael Freire.
Descrição resumida do trabalho: A intenção era utilizar uma mídia alternativa a fim de atrair mais visitantes para o site e conseqüentemente para que eles conhecessem a HQtrônica A equipe do PH e lessem as edições já produzidas. Pensou-se então em produzir os Papers Toys dos personagens da HQtrônica como mídia alternativa de divulgação do site e do projeto.
Os Papers Toys foram disponibilizados para download no site da HQtrônica, além das suas respectivas facas. Essa mídia alternativa também foi distribuída para alguns estudantes de comunicação, os quais são um dos principais públicos da Hqtrônica.


2- Filme Publicitário (avulso) – Jeane Dalmaso Home Design – Do seu Jeito

Erik Paiva Lopes
Habilitação: Publicidade e Propaganda
Equipe: Erik Lopes, Priscila Castro, Jéssica Santos, Diego Dalmaso, Neemias Rabêlo.
Descrição resumida do trabalho: Filme Publicitário desenvolvido na disciplina de Planejamento de Campanha, como parte da campanha de lançamento da marca Jeane Dalmaso Home Design no mercado de Paragominas- Pará.

3- Campanha Publicitária (conjunto / série) – Jeane Dalmaso Home Design – Do seu Jeito
Priscila Carvalho Castro
Habilitação: Publicidade e Propaganda
Equipe: Priscila Castro, Erik Lopes, Jéssica Santos, Diego Dalmaso, Neemias Rabêlo.
Descrição resumida do trabalho: Campanha publicitária desenvolvida na disciplina de Planejamento de Campanha, para o lançamento da marca Jeane Dalmaso Home Design no mercado de Paragominas- Pará. A campanha conta com Mala-direta como meio de comunicação principal, além de outdoor, anúncio para revista e filme publicitário como mídias de apoio. O conceito utilizado na campanha é da personalização que a marca permite em seus produtos, baseado no slogan da marca, “Do seu jeito”.

4- Embalagem (avulso) - Capri Nutre
Daniella Nunes Tavares
Nome do trabalho: Capri Nutri
Categoria: Embalagem
Modalidade: Produção Editorial e Produção Transdisciplinar em Comunicação
Habilitação do aluno líder: Publicidade
Equipe: Andreza Vasconcelos, Daniella Nunes, Jakson Oliveira.
Descrição resumida do trabalho: Embalagem produto do laboratório de produção em Mídias Impressas, desenvolvida para a campanha de lançamento da marca fictícia de queijo de cabra CAPRI NUTRI. A criação da marca e de todo o projeto gráfico da embalagem foi feita com base no fato de o leite de cabra ser muito mais saudável e nutritivo que o leite bovino. O preço elevado e o perfil dos consumidores desse tipo de produto exigiram a criação de uma embalagem mais sofisticada e de maior destaque dentre as outras, por isso ela traz um formato diferenciado, sugerindo uma fatia de um queijo redondo.


5- Spot (avulso) – TUXXI – Um novo jeito de estar perto
Jéssica Santos da Silva
Habilitação: Publicidade e Propaganda
Equipe: Jéssica Santos, Priscila Castro, Erik Lopes, Diego Dalmaso, Neemias Rabêlo.
Descrição resumida do trabalho: Spot publicitário desenvolvido no Laboratório de Criação Publicitária II, como parte da campanha para o lançamento da marca fictícia de telefonia móvel, TUXXI; com a criação do roteiro, gravação e edição, além da produção de trilha sonora original. O spot foi utilizado como mídia principal para apresentação da marca, contando com outdoors e anúncios de revistas como mídias de apoio. A TUXXI é uma empresa com conceito de aproximar as pessoas, representado nesse produto pelo abraço como experiência física e sentimento abstrato. Um novo jeito de estar perto, o mote da campanha, apresenta a TUXXI como capaz de proporcionar a sensação de ficar junto de quem se gosta, sem substituir o valor de um verdadeiro abraço.

6- Campanha Promocional (conjunto / série) - Circuito Nescau Energia D+
Bianca Caroline Valente Cunha
Categoria: Campanha Promocional
Modalidade: Publicidade
Habilitação do aluno líder: Publicidade
Equipe: Alynne Cid, Andreza Vasconcelos, Bianca Cunha, Daniella Nunes, Jakson Oliveira.
Descrição resumida do trabalho: O trabalho constitui em uma campanha promocional para a marca de achocolatados Nescau, com enfoque em mídias alternativas e ações de marketing que buscam interatividade com o consumidor (infanto-juvenil). A campanha promove a reafirmação da marca Nescau “Energia que dá gosto” continuando com a ênfase em esportes radicais, como em suas campanhas anteriores. Este trabalho foi realizado em caráter experimental com base no laboratório de Planejamento de Mídia

7- Outdoor (avulso) – Combate à pedofilia na internet
Eduarda Eline Coelho da Silva
Habilitação: Publicidade e Propaganda
Equipe: Eduarda Silva, Natália Pereira, Weverton Raiol, Antônio Lameira.
Descrição resumida do trabalho: Outdoor de combate à pedofilia na Internet para o cliente Safernet Brasil. Visa conscientizar os pais e responsáveis a orientar seus filhos ao uso adequado da Internet.

8- Cartaz (avulso) – Safernet contra a pedofilia virtual
Jessica Passos Loureiro
CATEGORIA,  Publicidade e Propaganda
MODALIDADE, Cartaz (avulso)
HABILITAÇÃO DO ALUNO LÍDER: Publicidade e Propaganda
Equipe: Jéssica Loureiro, Dayane Gonçalves, Kassya Alves.
Peça desenvolvida para a ONG Safernet Brasil com o objetivo de combater a pedofília virtual.


9- Jingle (avulso) – Jingle Eureka
Vinicius Rodrigo Siqueira Monteiro
CATEGORIA: Publicidade
MODALIDADE: Jingle (Avulso)
HABILITAÇÃO DO ALUNO LÍDER:  Publicidade e Propaganda
Equipe: Erik Lopes e Vinicius Miranda.
Descrição resumida do trabalho: O Jingle Eureka foi produzido para ser veiculado na abertura do programa radiofônico Eureka: descobrindo a ciência com as ondas do rádio, projeto de divulgação científica voltado para crianças e desenvolvido por alunos de jornalismo e publicidade, na Rádio Web UFPA.

10- Fotografia publicitária (avulso) – Leve
Fabíola Mescouto Lourenço   
CATEGORIA: Fotografia Publicitária
MODALIDADE: Publicidade e Propaganda
HABILITAÇÃO DO ALUNO LÍDER: Publicidade e Propaganda
Descrição resumida do trabalho: A fotografia “Leve” foi produzida para integrar uma campanha feita para a marca fictícia de sucos naturais “Leve Sucos Naturais”. O objetivo da fotografia é primeiramente remeter ao tipo de produto (natural), mostrando através dos elementos e da unidade e disposição dos mesmos, a sensação de leveza. Em segundo plano, é desejado imprimir na mente do consumidor a idéia de “leve este produto”, haja vista o elemento do varal, fazendo com que as frutas fiquem posicionadas como se bastante desprendê-las e pega-las.
 
Jornalismo

11- Produção em Jornalismo Interpretativo – Nos Bastidores

Flávio Meireles
CATEGORIA: Jornalismo
MODALIDADE: Produção em Jornalismo Interpretativo
HABILITAÇÃO DO ALUNO LÍDER: Jornalismo
Equipe: Dilermando Gadelha de Vasconcelos Neto, Caroline Soares de Araújo, Victor Lopes de Souza, Bianca Leão, Katherine Vasconcelos, Ana Lídia Marachaipe, Pedro Henrique Tomaz Maia, Flávio Luis Patrício Meireles.
Descrição resumida do trabalho: Nos Bastidores é um programa voltado para o público em geral. O objetivo é mostrar aos ouvintes o processo de produção de um programa de rádio e, para isso, se propôs a realizar encenações de tal processo, com base nas experiências vividas durante a disciplina Laboratório de Radiojornalismo. Apesar da aparência lúdica, o programa também possui o caráter informativo, pois transmite reportagens sobre o tema “identidade regional”, inseridas nas encenações.

12- Revista Impressa (avulso) – Revista Elo
Carla Beatriz Campos Dias
CATEGORIA: JORNALISMO 
MODALIDADE: REVISTA IMPRESSA (AVULSO) 
HABILITAÇÃO DO ALUNO LÍDER: JORNALISMO 
Equipe: Brena Ribeiro, Carla Dias, Igor Pinto, Josiele Soeiro, Luena Barros.
Descrição resumida do trabalho: A Revista Elo trata, acima de tudo, da cultura amazônica, mais especificamente da cultura do Estado do Pará, a partir do viés da globalização. Cada edição trará um panorama de uma prática cultural específica. N a primeira edição, a ELO abre espaço para os peões, bois e cavalos das grandes Festas de Rodeios da Amazônia, no âmbito rural e urbano.

13- Produção em Jornalismo Opinativo - SOS TV
Igor de Souza Pinto
Habilitação: Jornalismo
Equipe: Flávia Cortez, Igor Pinto, Keila Corrêa, Luena Barros, Moisés Sarraf, Natássia Ferreira, Paola Caracciolo, Rayane Ataíde, Renata Fernandes.
Descrição resumida do trabalho: No ano em que a TV completa 60 anos no Brasil, o “S.O.S TV” surge como um programa de entretenimento, com o objetivo de parodiar e satirizar os programas e apresentadores da televisão aberta do passado, mas que ainda povoavam o imaginário e o cotidiano daqueles que assistem a programação televisiva brasileira. Feito a partir de esquetes sendo zappeadas por um núcleo familiar de classe média, residente em Belém-PA, o “S.O.S TV” tem a finalidade de criticar, a partir do humor e representações caricaturescas, os discursos midiáticos construídos com base em estereótipos na corrida pela audiência e popularidade, não esquecendo o foco local sobre a região amazônica, representando, sobretudo, nos esquetes do “S.O.S TV” referentes ao gênero jornalístico. Ao final, pretende-se causar uma reflexão sobre o papel da televisão na vida dos brasileiros , e a iminente ameaça de perda da audiência perante a evolução tecnológica dos media, como videogames de última geração e a TV Digital.

Produção Editorial e Transdisciplinar em Comunicação

14- Plano de Comunicação Integrada (avulso) - Projeto de Comunicação Integrada Facom (UFPA)

Fabrício Natalino Bentes Queiroz
CATEGORIA: PRODUÇÃO EDITORIAL E PRODUÇÃO TRANSDISCIPLINAR EM COMUNICAÇÃO
MODALIDADE: PLANO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA
HABILITAÇÃO DO ALUNO LÍDER: JORNALISMO
Equipe: Abílio Dantas, Adelaide Teixeira, Agna Soares, Andréa Mota, Aline Freitas, Brena Freire, Clareana Rodrigues, Diolene Machado, Fabrício Queiroz, Fernanda Chocron, Felipe Cortez, Gilcimar Santos, Graziella Mendonça, José Ailton Faro, José Fonteles, Killzy Lucena, Larissa Bezerra, Lorena Claudino, Lorena Ferreira, Lucila Vilar, Raphael Freire, Raphael Pacheco, Suanny Lopes, Suzana Lopes, Vanessa Brasil, Wellington Lima.
Descrição resumida do trabalho: O Projeto de Comunicação Integrada foi elaborado para atender a Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O trabalho foi desenvolvido por estudantes do 7º semestre do curso de jornalismo, na disciplina Laboratório de Comunicação de Comunicação Institucional, no 1º semestre de 2010. O projeto apresenta um diagnóstico do cenário comunicacional da faculdade, assim como propõe ações a serem executadas para integrar os membros da comunidade interna, formar uma cultura academia no curso e promover e visibilidade da instituição.




15- Encarte de álbum musical / DVD / Vídeo (avulso) - Capa/encarte do documentário Educação de Apostila
Rodrigo Carvalho Pires
Habilitação: Publicidade e Propaganda
Descrição resumida do trabalho: Arte Desenvolvida para a capa e encarte da produção áudio-visual Educação de Apostila, um documentário sobre o vestibular, que se utiliza desta temática para discutir educação. Nesta produção foi acompanhado o dia-a-dia de uma candidata, e a partir disto é mostrado todos os fatores deste processo avaliativo quem influenciam direta, ou indiretamente na vida desta ou qualquer outra(o) candidata a uma vaga na universidade. Assim como o documentário, as fotografias da arte da capa e encarte tentam levar o espectador de voltar a sua época de vestibular, ou fazê-lo sentir o que os vestibulandos passam, resgatando elementos muito característicos deste período como as inúmeras carteiras nas salas de aula de cursinho, a imensa pasta de apostilas, anotações em cadernos, documentos de inscrição, a folha de capa da prova e a folha de redação. Assim como também tem uma parte com a foto de todos os entrevistados do longa-metragem junto a duas frases de impacto ditas por alguns destes, a fim de relembrar o espectador dos personagens que acompanhou durante o filme, e a reflexão que este provoca. Na capa foi utilizado degrades, e várias lentes de cores, para que a arte ficasse propositadamente um tanto poluída, representando as inúmeras mudanças que o candidato enfrenta como conteúdo programático, formato da prova, cota, etc, causando uma verdadeira confusão na cabeça do estudante, e por isso o excesso de cores. Já no encarte não foi utilizado estes recursos, para não prejudicar a leitura do material, que possui vários textos, e também para que o encarte ficasse com identidade um tanto nostálgica por meio das cores sóbrias, resgatando mais uma vez a lembrança do vestibular. Capa possui frente e verso, e o encarte frente e verso com duas dobraduras.

16- Charge/caricatura/ilustração (avulso) - Indivíduo na Indústria Cultural
Suelen Miyuki Alves Guedes
Habilitação: Publicidade e Propaganda
Equipe: Adriana Pinto, Antonio Macêdo, Bruna Freitas, Kassya Alves, Rômulo Baía, Suelen Guedes, Weverton Raiol.
Descrição resumida do trabalho: Trabalho produzido na disciplina "Teorias da Comunicação", que busca aplicar a visão dos teóricos frankfurtianos sobre o comportamento do indivíduo na indústria cultural por meio de uma charge animada.

17- Produção Multimídia (avulso) - Videoblog da Cotia
Aluno Líder: Paola Maíra Gomes Caracciolo
Habilitação: Jornalismo
Equipe: Paola Caracciolo, Jéssica Vasconcelos, Sandro Markley, Joice Santos.
Descrição resumida do trabalho: Video produzido com celular pelo projetolabCom Móvel, uma parceria entre o Museo Goeldi e Facom - UFPA. Mostra ocotidiano de uma cotia transitando pelo parque do Museu. o objetivo é aconscienização ambiental dos visitantes do parque zoobotânico do Museu Goeldi.

18- Website (avulso) - Website "Revitalização do Parque Zoobotânico"
Luena Mitié Takada Barros
Habilitação: Jornalismo
Equipe: Luena Barros, Paola Caracciolo, Joice Santos, Jéssica Vasconcelos, Diego Paes, Raynéia Machado.
Descrição resumida do trabalho: O objetivo do website é apresentar o processo de reforma do Parque zoobotânico doMuseu Paraense Emílio Goeldi. O centenário espaço de educação e lazerobservado a partir de diversos olhares, por meio de um conteúdo diversificadoem formato multimídia produzido para mídias móveis pelo LABCOM Móvel (MPEG)associado à Faculdade de Comunicação da UFPA.

19-Revista Customizada (avulso) - Revista Faces
Weverton Raiol Gomes de Souza
Habilitação: Publicidade e Propaganda
Equipe: Eduarda Silva, Weverton Raiol, Antônio Lameira.
Descrição resumida do trabalho: Revista produzida com o intuito de divulgar a imagem do bairro da Cidade Velha, mostrando as diversas faces, formas e cores como ela se apresenta aos visitantes.


20- Design Gráfico (avulso) - Muvuca na Cumbuca 2011
Diego Dalmaso Martins
Habilitação: Publicidade e Propaganda
Equipe: Diego Dalmaso, Erik Lopes, Andreza Vasconcelos, Tammy Caldas, Tamilis Oliveira, Nilson Nunes, Ezequias Nascimento, Daniella Nunes, Fabíola Lourenço, Weverton Raiol.
Descrição resumida do trabalho: Identidade visual resultante de trabalho colaborativo de design gráfico para o evento Muvuca na Cumbuca 2011 – Semana de Comunicação Social da UFPA (segunda edição do evento organizado pelos estudantes de comunicação social da UFPA, que ocorreu pela primeira vez em 2008). Além da reformulação da marca e do conceito, o carro chefe passou a ser o conjunto de ilustrações com referências “vintage” produzidas e organizadas em conjunto pelos co-autores, fazendo referência à proposta do evento, comunicação, convergência midiática e cultura pop;

Nenhum comentário:

Postar um comentário