segunda-feira, 2 de maio de 2011

Facom: muita história pra contar

O ano de 1976 certamente não deixou saudades para o Brasil. Em todos os cantos imperava o medo e a insegurança, por causa do regime de exceção vivido pelo país. Foi sob este cenário que surgiu o curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará. Nasceu no boom de criação de cursos de comunicação país afora, sem estrutura e professores próprios, sem reconhecimento do MEC e sob a visão instrumental e de controle do regime militar.

Para mudar esse quadro foi preciso muita mobilização e sentimento de luta coletiva, sempre encabeçada pelos alunos do curso. Não por acaso, no processo de reorganização da UNE, que fora banida pelo regime militar, o Centro Acadêmico do Curso de Comunicação foi o segundo a surgir na UFPA.

Trinta e cinco anos depois o curso mudou de fisionomia. Além dos laboratórios e equipamentos, talvez o fato mais importante nos últimos anos seja a qualificação do quadro de professores. Um quadro docente qualificado tende a gerar massa crítica capaz de formar alunos não só com mentalidade crítica para o mercado, mas também com possibilidade de crescer academicamente.  Isso se reflete também na implantação do Mestrado da Facom em “Comunicação, Cultura e Amazônia”, o primeiro stricto sensu do Estado e o segundo na Região Norte.

A partir de agora, a Facom estará formando não só novas gerações de jornalistas e publicitários, mas também gerações de novos pesquisadores em comunicação na Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário