quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pós-graduação lança primeiro livro da série "Comunicação, Cultura e Amazônia"

Primeiro volume sobre a pesquisa em comunicação na Amazônia traz artigos de professores da Facom, organizados em duas partes: Do Local para Global e O Global pelas lentes locais.

Com o tema Pesquisa em Comunicação na Amazônia, o Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará lança, no dia 17 de Maio, as 12:30h, no auditório do Instituto de Letras e Comunicação- ILC, o primeiro volume da série Comunicação, Cultura e Amazônia. A série tem como objetivo principal agregar e divulgar prioritariamente os estudos dos processos e modos da comunicação na e da região Amazônica. A ideia é reunir produções de diferentes pesquisadores dedicados a compreender a complexidade que envolve as questões comunicacionais na região. Neste primeiro volume, os trabalhos foram organizados em duas partes, com as seguintes rubricas: Do Local para o Global e O Global pelas lentes locais.

Do local para o Global
Na primeira parte, foram reunidos artigos de sete professores da FACOM que tratam de questões mais específicas relacionadas à Amazônia. No primeiro capítulo, com o artigo intitulado “Amazônia versus meio ambiente: sedutoras armadilhas discursivas da mídia para fidelizar novos consumidores”, o professor Otacílio Filho Amaral faz uma análise que teve como objeto a marca Amazônia. No segundo capítulo, o professor Fábio Fonseca de Castro, com o texto “A Encenação das Identidades na Amazônia Contemporânea”, procura perceber, a partir de pesquisa exploratória em livros, discos e jornais produzidos e consumidos na cidade de Belém ao longo dos trinta últimos anos do século XX, senão uma identidade, a sugestão de uma identidade, ou, ainda, o desejo de uma identidade.
No terceiro capítulo, a professora Netília Silva dos Anjos Seixas, com artigo “Produção de Sentidos Sobre Amazônia: dos colonizadores aos tempos atuais”, faz uma análise sobre alguns sentidos circulantes em ambientes midiáticos sobre Amazônia. O quarto capítulo, com o título “A Arte Marajoara na Época de Sua Reprodutibilidade Técnica”, o professor Luiz Roberto Vieira apresenta uma aplicação da teoria de Walter Benjamin sobre a reprodutibilidade técnica da obra de arte sobre a produção cerâmica Marajoara contemporânea realizada pelos artesãos de Icoaraci.
O quinto capítulo traz o artigo da professora Rosane Steinbrenner, intitulado “Problemas de Comunicação e Assimetrias de Informação sob a Ótica do Desenvolvimento Endógeno: elementos desafiadores à sustentabilidade na Amazônia”. Nele, a professora procura mostrar que a noção de Desenvolvimento Sustentável encontra-se ainda sob impasse de viabilidade. Procura ainda fazer uma discussão da comunicação como elemento desafiador do desenvolvimento. No sexto capítulo, o artigo “Da Pauta à Veiculação das Notícias, o Posicionamento dos jornais Paraenses nas Eleições Municipais de 2004”, de autoria da professora Regina Lúcia Alves de Lima, traz um exercício de análises de discursos com objetivo de mostrar, pelo estudo dos jornais paraenses, os modos pelos quais cada jornal se posiciona no período que antecede o primeiro turno das eleições municipais de 2004 em Belém. No último capítulo desta parte, a professora Maria Ataíde Malcher, com o artigo “Projeto CIECZ: uma experiência de divulgação científica na Amazônia”, apresenta uma breve reflexão sobre o papel desempenhado pela divulgação científica na e da Amazônia, tendo como pano de fundo o trabalho desenvolvido durante a primeira fase do projeto de pesquisa “ Ciência e Comunicação na Amazônia”.

O Global pelas lentes locais
A segunda parte deste primeiro volume da série, reúne quatro textos que propõem análises a partir de reflexões teóricas que não apresentam como foco temáticas amazônicas, mas que destacam diretrizes necessárias à compreensão das questões que envolvem a região. No primeiro capítulo, a professora Luciana Miranda Costa propõe a compreensão da ecologia como um mito, com o artigo “Mídia e mito: uma análise da cobertura impressa sobre ecologia”. Já o professor Manuel Sena Dutra traz o artigo “O produto midiático: semiose, formação e prática discursiva”, com objetivo de entender o discurso midiático e as suas especificidades enquanto momento de produção de sentidos. No terceiro capítulo, a professora Lívia Lopes Barbosa apresenta uma análise da publicidade sem a preocupação de julgar as intenções “boas” ou “más”, de seus métodos e estratégias. Com o artigo de título “ Néctar dos Deuses: análise de anúncios de campanha publicitária para iogurte dietético, em revistas”, analisa algumas das múltiplas vozes que soam nos anúncios, integrantes de uma campanha publicitária do iogurte dietético Molico, veiculado nas revistas Boa Forma e Mais Vida.
Encerrando esta segunda parte do livro, a professora Rosaly de Seixas Brito, com o artigo “Mídia, Construção do Imaginário Moderno e Identidade no Brasil”, propõe a exploração da construção das identidades culturais a partir da identificação da típica condição colonial dos países de periferia, destacando o processo de construção do imaginário moderno no Brasil, permeada por uma atitude ambivalente de negação e ao mesmo tempo de interiorização do modelo cultural do colonizador, que marca toda a formação de identidade nacional e aponta para uma atitude acrítica diante do padrão de modernidade em que o país se espelha.


Texto: professora Dra. Regina Lima

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