sexta-feira, 7 de outubro de 2011

“Passo a passo da monografia em Jornalismo”: um manual sem complicações


Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), o professor Nemézio Amaral Filho lança esta semana em Belém seu livro “Passo a passo da monografia em Jornalismo”. O lançamento, que integra a programação em comemoração aos 35 anos da Faculdade de Comunicação da UFPA, onde Nemézio cursou Jornalismo, acontece nesta sexta-feira, dia 7, às 10h30 no auditório do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA.
O livro é um manual para os que têm que produzir monografias ao final do curso, mas também, é uma boa ferramenta para os interessados em pesquisa acadêmica, para os mestrandos e doutorandos que precisam redigir monografias para transmitir seus métodos adotados em uma pesquisa. Apesar de ter no título a especificação “Jornalismo”, ele é útil não apenas aos estudantes de Jornalismo, mas sim, a todos que fazem Comunicação Social e que precisam expressar sua produção através de uma linguagem mais científica. A doutora em Comunicação e Cultura pela ECO e escritora, Cristiane Costa, recomenda o livro por ter “uma abordagem voltada para o aluno e linguagem tão simples quanto saborosa”. O livro conta ainda com o prefácio do jornalista e professor da ECO-UFRJ, Muniz.  O livro poderá ser adquirido após a palestra do autor, que fará uma sessão de autógrafos ao final do evento.

Um pouco mais sobre o autor...
Nemézio Amaral Filho é professor da Universidade Estácio de Sá e atua como coordenador-estratégico do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC) da ECO-UFRJ. É também jornalista concursado do Ministério da Saúde e consultor ad hoc – revisor de trabalhos científicos submetidos para publicação – do Terceiro Setor. Trabalha há 5 anos como professor-orientador de monografias em temas relacionados, principalmente, ao meio ambiente, negritude, comunidade e à crítica da mídia. Em sua tese de doutorado “Mídia e Quilombos na Amazônia” foi orientado pelo professor da ECO-UFRJ, Muniz Sodré.


Mais informações:
Núcleo de Divulgação Facom 35 anos
FACOM: facom@ufpa.br / facomufpa35@yahoo.com.br      (91) 3201 - 7588

Nenhum comentário:

Postar um comentário